31 maio, 2007

preocupa-me

Preocupa-me o sobredesenvolvimento das crianças de hoje em dia.
Quaisquer pais, tios, avós, etc gostam de ver e de se gabar das atrocidades e desenvolvimentos das suas crianças.
É normal, eu tb gosto como é obvio, e adoro acompanhar dia-a-dia a evolução das coisas.
Mas nos dias de hoje noto que as crianças se desenvolvem rapido demais. Muitas das vezes tenho dado conta que a minha filha já quer coisas que infelizmente ainda não estão ao seu ao alcance e depois fica zangada! Claro que faz parte eles terem que lutar e terem que aprender aos poucos, mesmo que isso os frustre, as coisas da vida e pequenos grandes passos nestas idades. Mas será que não somos nós que também sem querer somos exigentes demais com eles?
"Isto tá dificil", é uma frase que frequentemente digo e ouço outros dizerem e acho que inconscientemente os queremos preparar para o dificil que isto está. Mas afinal eles são só crianças!
Mesmo em relação aos meus sobrinhos que já andam na escola, 2ª e 1ª classes, acho que a escola em si, os horários que eles têm e afins são demais exigentes para eles. Nós que somos adultos custa-nos trabalhar das 9 às 6, qto mais uma criança ter este horário escolar.
A minha preocupação vai também no sentido de achar que este sobredesenvolvimento os afecta e tira-lhes a meninice que deveriam viver, muitas vezes tendo já "muita escola" e dobrando os pais como bem eles entendem.
Mas como contornar esta situação? Acho um pouco impossível.

Jokinhas

7 Comments:

At 01 junho, 2007 02:21, Blogger AlfmaniaK escreveu...

Não se contorna. Evita-se... Apoiar incondicionalmente os filhos está errado. É importante que eles sintam que falham. É importante que eles sintam que não têm.
E acima de tudo, digo eu, é importantíssimo que eles vivam com a ideia de que os pais é que mandam porque sim... não é preciso explicar. É porque é.
Dar atenção q.b. mas que eles a recebam como prémio, para terem ambição de a conquistar. É chato, mas temos que ser maus, ruins e injustos, para que eles percebam que somos bons e justos.
Tal como se fossem o cãozinho lá de casa. O dono que mais bate no cão será aquele que o cão mais vai temer, mais vai obedecer e mais vai tentar agradar, só para conseguir aquela festa que procura.

A tua Marta será boa rapariga. Dá-lhe o que não está ao alcance. Ela agora está a absorver a 100% tudo o que a rodeia. Deixa-a sentir. Se partir? Faz-se uma festa, porque fez algo.
Possa, já estou com saudades de ser papá...

Jokas educadas... lol

 
At 01 junho, 2007 10:59, Blogger claudia escreveu...

Concordo em parte no teu discurso ,Hoje em dia as crianças perdem muito cedo a beleza da inocencia.

Mas isto é tudo fruto duma sociedade consumista ,fruto dos pais que não tem tempo pros filhos e lhes dão todos os jogos/computadores para eles se entreterem.

Bjs á Martinha,gostei do post.

 
At 01 junho, 2007 11:12, Blogger Enfim... escreveu...

é dificil de contornar esse problema

Bjokas

Bom fim semana

 
At 01 junho, 2007 12:24, Blogger sotto le stelle escreveu...

Concordo contigo.
Feliz dia da criança, para todas as crianças, hoje e sempre.
Bom fim de semana, Jinhos

 
At 01 junho, 2007 12:34, Anonymous Anónimo escreveu...

Giro vai ser quando acontecer este diálogo entre ti e a tua filha:
Mãe: Filha, preciso de ter uma conversa séria ctg sobre as cegonhas, acho que já está na idade de saberes umas verdades.
Filha: Mau, o que é que me contar? Depois da desilusão de saber que não há Pai Natal, depois da desilução de saber o coelhinho da páscoa tb não existe... não me vais agora dizer que os adultos tb não dão queqas, pois não???

 
At 01 junho, 2007 14:58, Blogger Pipocas Bebé escreveu...

Passei só para desejar um Feliz dia da Criança, o 1º da Marta!! Beijoquinhas

 
At 01 junho, 2007 16:13, Blogger Cláudia escreveu...

Eu acho q as crianças tem o seu ritmo, não devemos forçar.
Em relação aos horarios... hoje em dia infelizmente os pais não têm tempo para estar com os filhos.. Por isso acabam por ter que fazer horario "laboral" na escola.
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home