14 junho, 2007

Adaptação

O ser humano é maravilhoso. Não tem descrição.
Uma das coisas que mais me impressiona é a nossa capacidade de adaptação a tudo. Tanto a nível fisico como psicológico.
Essa capacidade por muita vezes ignorada por nós próprios, é de facto uma das nossas melhores, já pensaram?
É que funciona de tal forma que nós nem paramos para pensar nas coisas que nos acontecem na vida e às quais nós nos adaptamos.
Dei-me muito conta disto durante a gravidez da Marta. Dei valor a esta capacidade, porque dei conta das mudanças que o nosso corpo sofre para podermos conceber e dar à luz um filho. Uma adaptação a um estado gestacional é algo fabuloso, tanto ao nível do que é ser mãe, mas pensemos no corpo humano em si... como ele muda, se adapta para poder carregar um novo ser humano. após a gravidez dei conta da adaptação a uma novo mebro na família, toda a energia direccionada na filha etc e que só agora vejo que foi mais uma das adaptações que fazemos.

Às vezes dou por mim a pensar nas pessoas que vivem na rua, que se calhar outrora tiveram um lar e que agora se adaptaram ao viver sem quaisquer condições...
Noutras, penso como é que consegui tirar um curso superior, a trabalhar e com a casa para ser tratada num horário das 6:30 às 2:00 e sempre na boa, cheia de energia e penso... se fosse hoje conseguiria? Claro! Mais uma vez é uma questão de adaptação.

Temos mesmo que dar valor a esta nossa tão boa capacidade para lidarmos da melhor forma com a vida. Para as coisas boas e más!

Adaptamo-nos:
- à nova escola e amiguinhos qdo somos pequenotes
- à adolescência (ui esta é de morrer) e todas as maleitas e bons momentos que ela nos traz
- a um casamento (ou não! mtos acabam em pouco tempo!)
- a um filho
- à perda de alguém que nos é querido
- ao frio e ao calor
- às novas tarefas que nos incubem no trabalho
- ao novo carro que comprámos
- a nunca ganhar o totoloto/euromilhoes (a mim nunca calhou!)
- a uma nova casa
- a uma nova alimentação
- à chuva e ao sol
- ao amor e à dor
- a um novo corte de cabelo...

Amigos, estamos preparados para tudo! Fomos concebidos assim e só temos que saber disso.

E agora vou parar de atrofiar pr'aqui e deixar-vos em paz.

Jokinhas

10 Comments:

At 15 junho, 2007 00:35, Blogger Pipocas Bebé escreveu...

Tens muita razão no que dizes, mas nem todos nos conseguimos adaptar a todas as situações...eu não consegui conciliar o trabalho, a escola e a casa...resultado uma valente depressão...(quem me mandou ir estudar aos 27 anos?!!!)
Beijoquinhas

 
At 15 junho, 2007 09:30, Blogger AlfmaniaK escreveu...

É! O corpo humano é uma máquina brutal. Mas abusar dele também não é boa ideia.
Sou adepto da qualidade de vida. As adaptações exigem muito e o esforço pode ser demasiado.

 
At 15 junho, 2007 10:17, Blogger Cláudia escreveu...

São as mudanças.... E as mudanças são importantes e essenciais.
Eu confesso que não me adapto muito bem a grandes mudanças.
Ainda penso que sou uma adolescente...
Mas acho que todas as outras mudanças que falas, do frio, dos casamentos, de tudo o resto já vem da nossa própria natureza :)

Gosto das tuas reflexões :)

Beijinho

 
At 15 junho, 2007 11:08, Blogger Belzebu escreveu...

Nem todas as pessoas têm essa capacidade de adaptação. Aliás, muitos daqueles que vivem no lado marginal da vida, são aqueles que não tiveram essa capacidade. De qualquer forma, a esmagadora maioria de nós, é verdade que com maior ou menor esforço o conseguem!

Um abraço infernal!

 
At 15 junho, 2007 12:05, Blogger Anabela, Lara e Miguel escreveu...

adorei ler este post...

é bem verdade desde que nascemos que passamos por diversas fases, por vezes complicados, mas até nops adaptamos....

lindo texto

 
At 15 junho, 2007 14:42, Blogger Sónia e MI escreveu...

Ainda bem que num dia como o de hoje vim aqui e li este post.
Estou em dia "não" mas ao ler o que escreveste deixaste-me a pensar. Eu vou adaptar-me , n sei quando, mas vou.

beijinhos grandes.

 
At 15 junho, 2007 15:30, Blogger sotto le stelle escreveu...

Gostei muito deste post e tens razão, já veifiquei isso comigo.
Bom fim de semana, jinhos

 
At 17 junho, 2007 15:17, Blogger Vício escreveu...

tens razão! eu até me adaptei a ler o teu blog :P

 
At 19 junho, 2007 10:24, Blogger Cláudia escreveu...

Pssssiuuuu
Então como está a minha afilhada por afinidade...ehehehehe
Tou no gozo.
Vá mulher, toda a dar noticias da noiva do Dudu

 
At 19 junho, 2007 20:20, Anonymous Anónimo escreveu...

olá ana! tenho desde já que te dizer que venho muitas vezes aqui ao teu espaço e que nem sempre tenho vontade de escrever, mas como gostei especialmente deste post, não quis deixar de dizer uma coisita!
Vejo que te tornaste alguém muito sensível e digo isto num bom sentido!!!!!! as coisas que escreves têm a simplicidade necessária para cativar a leitura e a profundidade para nos deixar a pensar !!!
Isso é muito bom!
Continua a fazer isto tá?
Em relação ao post acho que tens toda a razão.
Somos realmente especiais!
Mas acho que queremos coisas a mais. Aquela casa , aquele carro , aquelas férias e depois de o conseguirmos, tudo isso perdeu a importância que tinha e queremos outras coisas novas!!!
Esquecemos o essencial.
Aquilo para que fomos feitos.
Fomos feitos para amar.
Para amar e desse amor nascer uma nova parte de nós.
O nosso futuro eternizado nos nossos filhos!
A verdadeira felicidade !
Como foste mãe, deves entender o que te digo de certeza !
Beijinhos
Do Marco, Nanda e Serginho!

 

Enviar um comentário

<< Home